segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

E é assim que acabo o primeiro dia do ano que agora começou: à janela a fumar o cigarro proibido é único do dia, agasalhada até ao esqueleto, cheia de lenços de papel à volta e juntinho à janela que hoje não me viu do lado de fora. Não me lembro de acabar um ano e começar outro... Será que nós só substituímos os anos? Se calhar foi isso que andei a fazer nos últimos... Mas continuando, não me lembro de outra passagem de ano passada assim. Valha-me que o vírus também deve ter querido dar uma volta, e ontem a coisa foi mais ligeira... Mas vingou-se hoje, pois, havia que recuperar o tempo perdido. Mais ou menos como eu, aqui, agora, a ver a nudez da rua deserta e calada, onde a única coisa que mexe são as folhas das árvores que ainda resistem penduradas nos braços da mãe, a dançar a noite enquanto não dão lugar ao vazio que dará lugar a outras. Será que também pensam que são só substituídas no tempo?

15 comentários:

  1. nunca se pensa na auto-substituição...

    ResponderEliminar
  2. Votos de um grande 2017 que há-de ser com e sem vírus. Que importa isso? :)

    Um abraço, Olvido.

    ResponderEliminar
  3. O tempo substitui tudo...nada consegue eternizar-se nele a não ser ele mesmo!

    bom dia Olvido

    (as melhoras para a Gripe)

    ResponderEliminar
  4. Acho que elas não pensam e isso é que as salva. Como elas, tento muitas vezes não pensar.

    Bom Ano. :)

    ResponderEliminar
  5. Olvido, desejo-te um ano bom, sem vírus e com muita serenidade, saúde e alegria.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Manel,
    Pensa pensa, há dias em que não me apetece mexer uma palha e só penso como era bom alguém substituir-me no trabalho ;) ou agora aqui a dar cabo do malfadado vírus...
    Bom ano!

    ResponderEliminar
  7. Caro Impontual,
    Pois, o ano há-de acontecer, pontualíssimo, com ou sem vírus, mas era muito melhor sem vírus! Para sorver, com ou sem barba... No meu caso convém ser sem... ;)
    Um feliz 2017, Impontual

    ResponderEliminar
  8. Moonchild,
    Não acho que o tempo substitua tudo, mas camufla as faltas como ninguém. É isso que nos faz continuar a caminhar sobre ele, haver sempre mais e nunca sabermos de que é feito esse mais.
    Obrigada, espero amanhã já levar o esqueleto à rua sem vírus ;)
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  9. Luísa,
    Eu acho que é isso mesmo, elas não pensam, abanam-se só ao sabor do vento e isso, só, sabe-lhes bem. Às vezes tenho inveja de todas as coisas que vivem sem pensar, parece que vivem melhor. Também tento não pensar muitas vezes, mas até aí dou comigo a pensar como seria bom não pensar e porquê!! É uma pescadinha, quase como o homem debaixo da árvore, dentro do computador, dentro do sonho...
    Bom ano, Luísa

    ResponderEliminar
  10. Laura,
    Bom 2017, sem vírus de preferência ;) e com muita alegria espalhada pelas palavras
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. As melhoras e que este 2017 seja uma epidemia de sorrisos para ti :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Epidemias dessas é que eu preciso e acolho :)
    Bom 2017, Eros

    ResponderEliminar
  13. Querida Vi,que bom que respondeste! Chego a casa na sexta e logo que possível ponho o mail em dia.
    Estás com gripe minha doce, que maçada. Espero que te sintas melhor!?
    Beijinhos
    Nanda

    ResponderEliminar
  14. Bom Ano 2017 querida Vi
    :)
    nanda

    ResponderEliminar
  15. Ahhhh... Então viste!! Boa! ;)
    Fico à espera!
    Já estou melhor, hoje a fui espalhar vírus porta fora :P
    Bom ano, querida Nanda
    Beijinhos

    ResponderEliminar