quinta-feira, 1 de junho de 2017


[foto @deinha_natali]

"O mundo há-de ser aquilo que se vê daquela janela para fora."

Tenho o péssimo hábito de anotar no telemóvel as palavras que o movimento do carro, das paisagens, das pessoas nos carros por que passamos, da música que nos vai brincando nos ouvidos e no corpo, me traz. É péssimo porque é perigoso, claro está, e é péssimo porque muitas vezes com o corrector automático em acção, chego ao fim da viagem e quando vou tentar ler o que escrevi, perdi metade, porque a atenção estava obrigatoriamente mais no caminho que no andar escrito das palavras. 
Li o post do Impontual antes de arrancar mas aquela ultima frase ficou-me a fazer cócegas ( ou qualquer coisa do género, cócegas não, senão não dava para conduzir ou o que fosse, não me podem fazer cócegas que me desarticulo completamente). Quando cheguei aqui o que consegui recuperar, ou o que resta dos gatafunhos do corrector foi :

O mundo é o que está da janela para fora, visto pelo que temos da janela para dentro. Por isso há tantas realidades para os mesmos factos e tantas janelas para o mesmo mundo, que nunca é o mesmo para cada um. Talvez gostemos, ou não, das pessoas pelo mundo que vêem, que nos apresentam, que nos mostram, visto da sua janela. 
Talvez nos apaixonemos por paisagens.

10 comentários:

  1. Vi, o modo de compensar uma janela fechada é abrir outra, afim de que possamos arejar continuamente a consciência:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) mas eu não estou de janelas fechadas, senão não teria uma visão do mundo, e tenho. Agora se essa visão é boa ou má, ou se alguém poderá gostar dela, já são outros quinhentos... ;)
      ... e no outro dia vi algures uma frase curiosa que acho que guardei... "quando deus nos fecha uma porta abre-nos um livro"... no meu caso é no sentido literal também, mergulho em livros para viver vidas que não são minhas quando me perco da minha própria vida, e por outro lado, cada porta fechada é uma lição, uma aprendizagem, um livro, quanto mais não seja, sobre nós mesmos...

      Eliminar
  2. gosto de ver coisas através das janelas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu parece-me, que mais do que isso, tu gostas de pôr coisas para lá das janelas, coisas que só tu vês, mas porque as vês elas estão lá para toda a gente a quem as mostres... e isso é coisa para ser uma habilidade extraordinária ;))

      Eliminar
  3. Cada pessoa é um mundo ("com mundos por dentro" a lembrar uma das letras de Abrunhosa :))
    Belíssima foto, Vi. Apetece fazer parte dessa paisagem. Mar, fim de tarde. Sonho.
    :)
    Beijo
    Nanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É linda, apesar do céu não estar limpo é luminosa a forma como o céu arrranja caminho para iluminar de cores quentes
      :)
      Beijo

      Eliminar
  4. Daquela janela para dentro, às vezes, acontece a vida acontecer.

    Abraço, caríssima Olvido do sonho inacabado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Impontual, na verdade acho que é isso que espero sem querer esperar, que aconteça vida da janela para dentro, porque acorda até o que está da janela para fora :)
      e acho que eu sou toda inacabada, não é só o sonho... e isso é uma trabalheira que só visto ;)
      beijo, Impontual

      Eliminar