quarta-feira, 14 de junho de 2017

As pessoas que me dizem para deixa de fumar não parecem fazer ideia da companhia que um cigarro faz ao deixar-se fumar. O entreter-nos as mãos faz com que a cabeça se desocupe para vaguear sem parecermos tão perdidos, parece que estamos a fazer alguma coisa, alguma coisa que justifica a inactividade, a deambulação pelos vazios vários: estamos a fumar um cigarro. Um cigarro é também, muitas vezes, um bom aliado nas desculpas que queremos inventar " é só fumar mais um cigarro e vamos embora", ou então a justificação para uma pausa duma coisa que não nos está a prender inteiros "vou só fumar um cigarro e já volto", outras vezes é uma oportunidade ao convite " queres ir fumar um cigarro lá fora?", outras vezes é só o meu ritual de encerramento do dia, o último cigarro do dia. As pessoas que me dizem para deixar de fumar não percebem que tudo isto me faz falta, e que agora até é desculpa para a meio caminho de casa, num sítio que com dias bons me dá uma sensação calma e onde não tenho más recordações, venho sentir o por do sol onde dantes vinha muitas vezes trespassar o dia pelo anoitecer e onde cobrava só mais um cigarro antes de ir. Como agora, vou só fumar um cigarro antes de ir. Só não o cobro a ninguém.

2 comentários:

  1. E depois Vi, há aqueles que dizem:
    " Vou ali comprar tabaco e já volto"
    E acontece que nunca mais voltam:)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh... desses nunca apanhei (ainda...) mas já tive um espécime que foi embora e depois mandou uma carta... a dizer que tinha ido embora...

      Eliminar