quarta-feira, 15 de março de 2017


O meu novo recanto.
É engraçado como vamos descobrindo em nós novos recantos, que de novos só  o agora os termos descoberto. 
Descubro, pouco a pouco, que sou muito mais simples do que alguma vez pensei. À medida que crescemos dentro da vida, vamos largando lastro, vamos despindo casacos que não nos tiram o frio nem nos aconchegam o calor, vamos percebendo o essencial e vamos, às vezes sem o notar, cultivando-o. 
Eu descubro-me cada vez mais simples, de gostos menos curvilíneos, mais básicos. Cada vez mais o ruído de fora do que me é casa menos me chega, menos oiço, menos quero saber. Fico-me aqui a pensar que a maturidade nos faz aos poucos uma ilha, onde só cabe quem nos cabe e tem lugar para nós, onde os dias nao passam como queremos, mas donde já vemos como os queremos passar. 
Este é o meu novo recanto - irrequieta, morena quase ruiva, de olhos de doçura profunda, muito choramingas e refilona, teimosa como a família que acolheu, que se me enrola nos pés depois de lhe ralhar, como quem procura casa e mãe, quando a vida parece ser incompreensível e as regras coisas de outro mundo. Voltei a ter noites sem dormir, a ouvir sons de bebé no colo a dormir ou quando acorda, voltei a sentir que algumas coisas fazem sentido quando vemos os que nos tocam o sorriso por dentro também sorrirem, e isso é tão simples como natural. 
São recantos nossos, é a ilha que compomos, que vamos sendo.

12 comentários:

  1. acontece... que gosto muito dessa tua complicada simplicidade. sim ser simples, hoje, é complicado.

    E o nome do novo recanto?

    ResponderEliminar

  2. Às vezes é com algo simples e doce descobrimos e compomos um verdadeiro sentido à vida.

    (que fofinho que doçura I love him! :) dá-lhe por mim muitos miminhos!:))

    Beijo,Vi.
    nanda


    ResponderEliminar
  3. Adoro ruivas, sem bigode, é certo...
    Mas esse olhar hipnotiza! :)

    ResponderEliminar
  4. CC,
    Depois de muita discussão ficou Cacau a menina...
    Ser simples devia ser o mais natural... Mas tens razão complica-se muito tudo.

    ResponderEliminar
  5. Nanda,
    Dou muitos miminhos e também lhe dou nas orelhas que a bicha é teimosa que parece um burro... :) burra, cá em casa só há meninas ;)

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Eros,
    Das penas que tenho por colecção, não ser ruiva é uma delas... Há qualquer coisa de feiticeira numa ruiva.
    Mas esta tem um olhar que enfeitiça, mesmo morena ;)

    ResponderEliminar
  7. Maria,
    É mesmo, uma coisa mailinda ao colo da minha coisa mailinda ;)
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. oh que linda! :)

    sabes, às vezes dou comigo a sonhar, e imagino-me na minha casinha de madeira no campo, com um cão enorme, todo ele branco, e a bebé a correr atrás dele, às voltas no quintal. sou uma tolinha. :)

    deixo um beijo no teu coração, vi. :)

    ResponderEliminar

  9. Ups! A Cacau, ela é sim uma menina...desculpa, Vi... Burra sou eu.

    Meninas bonitas, tenham uma boa noite!

    Nanda

    ResponderEliminar
  10. Alaska,
    Sabes? Os meus sonhos já não andam longe disso, mas o cão é cadela pintalgada de castanho e a bebé só se for neta, mas bolas dá-me tempo que a minha filha entrou há pouco nos dois dígitos... Não me dês cabelos brancos antes do tempo, menina Alaska! ;)). ... E a casa, a casa não é de madeira, mas tem um alpendre pendurado num horizonte onde o sol se põe todos os dias em cores quentes, entre o ouro e o fogo. É lá que o dia se ganha, talvez porque lá se perde. Isto, livros, música, algo para entreter as mãos e na loucura - toda a esperança é apenas uma forma de loucura - um olhar onde refugiar o meu, onde me aninhar.

    Deixo-te um beijo de sol no horizonte, nessas cores quentes que só embalam sonhos bonitos

    ResponderEliminar
  11. Nanda,
    Tens razão cacau seria de menino, mas encaixava-lhe na cor ;) ... Antes dela estive para adoptar outra que tinha cara de pirata, também menina, estava destinado a ser uma menina com nome de menino traquina...
    Boa noite, menina :)

    ResponderEliminar