terça-feira, 13 de dezembro de 2016

... das heranças que ficam. 
Cada pessoa que passa por nós, e de alguma fora nos toca, deixa alguma coisa. Eu fui ganhando ao longo da vida músicas novas, sonoridades que não conhecia, fui compondo a minha banda sonora. Houve quem deixasse muito - música, expressões, momentos suspensos para a eternidade, formas de olhar que o tempo não apaga, pequenos nadas que semeiam sorrisos muito mais à frente do sítio onde resolveram mudar de caminho, abandonar o nosso passo, seguimos sem eles, mas sem a sua completa ausência. 
É engraçado olhar para trás e ver o que fui coleccionando de cada pessoa que deixou algo de si em mim e que agora faz verdadeiramente parte de mim, de como falo, do que gosto de ouvir, de palavras carregadas de história que não conseguem sacudir, como uma chuva que os ossos beberam. E é isso, é isso tudo que nos faz e que nos faz ser sempre inacabados. Eu sou eu e tudo o que escolhi guardar dos outros, que se calhar já era eu sem saber. Coisas que gostava, algumas que eram realmente feitas duma essência que me era também essencial, mesmo que desconhecida. Uma pessoa descobre-se por reconhecimento... Os outros ajudam-nos sempre a descobrir-nos, a vermo-nos e entendermo-nos melhor no que gostamos, a sermos mais nós em muito mais olhares do que aqueles que víamos antes de nos mostrarem.
Pergunto-me o que terei deixado como herança, ou sequer se deixei alguma coisa e o que terá sido. Às vezes gostava mesmo de saber... outras pergunto-me o que ainda não sei de mim.

8 comentários:

  1. Somos a inquietude do Universo num só corpo. Eu pouco ou nada sei sobre mim. Mas reconheço em mim partes de outras pessoas. Quase como se pudesse vestir as suas roupas.

    Deixo-te um beijo, Olvido. :)

    ResponderEliminar
  2. hoje deixaste-me esta música.
    vai ficar no meu armário das coisas bonitas :)

    ResponderEliminar

  3. Querida Vi, eu sei que és uma miúda fantástica há muitooo tempo!E sou grata forever pela oportunidade de seguir o teu blog, sou «mais eu» pois com a tua escrita eu aprendo e penso e descubro. Cada pessoa é um mundo e eu adoro descobrir universos:)
    Love esta música!
    Nanda

    ResponderEliminar
  4. Alaska, acho que vamo-nos conhecendo ao longo da vida e muito através dos outros, sim. E se sentes poder vestir as suas roupas, se te sentes bem assim é porque te assentam bem no ser, então revelam um pouco de ti. Como os sonhos, como o que desejamos, o que gostaríamos de conseguir fazer, talvez revelem mais o que realmente somos do que aquilo que apenas conseguimos fazer.
    Retribuo esse beijo :)

    ResponderEliminar
  5. Laura, que bom, que bom que hoje deixei alguma coisa que pode ser guardada num armário de coisas bonitas... Obrigada :)

    ResponderEliminar
  6. Nanda, minha doce Nanda, é verdade que já lá vão uns anos que me lês que te leio pelos comentários :), foste a única leitora que pesquei de outros mares por alguma razão, minha querida. Deixa-me feliz que te penses e te descubras nas minhas palavras, é muito bom ouvir isso. Eu também te vou vendo através das tuas :)
    Também adorei a música...
    Beijo grande

    ResponderEliminar

  7. :)))
    Estou aqui super mega feliz depois de ler a tua resposta ao meu comentário.
    Boa noite
    Beijo

    ResponderEliminar