quinta-feira, 4 de maio de 2017


Nas costas da minha cozinha há uma janela onde escorrem pela vista deliciada os cabelos de uma laranjeira. 
Bebo a minha chávena de café com leite e penso como invejo aquelas flores, esse florir a cada primavera, e a cada vez, e sempre, com uma beleza virgem, pura, inocente, como se o tempo não passasse e aquela fosse a primeira primavera. O olhar fixa-se nas flores que enfeitam os ramos verdes num proliferar fresco e simples, de gaiata sorridente. Gosto daquela simplicidade despretensiosa e penso que para cada flor aquela primavera é única, é a única. Dará fruto e morrerá a seu tempo - cada ciclo é um tempo a que não sobrevive, onde se morre apenas uma vez. Na próxima primavera outras flores, outros frutos. Por isso a primavera é sempre tão fresca, tão cheia de vida, feita de flores novas, imaculadas, e cores espantadas de existir. A árvore... A árvore sobrevive, vê nascer e morrer, alimenta e deixa cair, a pele é dura e a cor é escura, como a cara da sobrevivência, como as camadas de tempo que acumula sem esperar uma primavera diferente. Mas a cada primavera nos seus braços nascem com a mesma força, com a mesma beleza, com a mesma pureza, flores que darão fruto, como se aquela primavera fosse a primeira, a única. 
A chávena está vazia e o olhar, por florir, mais invejoso.

8 comentários:

  1. Um bom dia para ti, com belos escaparates :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes deixamos escapar tanta beleza aos olhos por distracção com o que não nos devia ocupar o olhar e o pensamento... Hoje foi um bom começo de dia, ando a enamorar-me desta laranjeira há dias, hoje fiquei-me nestas ideias...
      Bom dia, Eros :)

      Eliminar
  2. Flores ao vento, na cortina da janela, cores da primavera.

    Bom Dia, Vi:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Legionário, hoje a primavera chegou-me à pinta dos dedos de manhã ;)

      Eliminar

  3. :)
    Os cabelos de uma laranjeira,enfeitados com flores de uma roseira antiga.
    Só tu para veres assim:)

    A Natureza tem realmente um poder extraordinário. Olha querida Vi, deixa-te ir na brisa,faz parte da festa!
    Eu abraço árvores e beijo flores, que maluca :D


    Nanda



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Nanda, a natureza é o mecanismo mais perfeito e mais belo que se pode observar... Esta árvore vizinha é uma laranjeira que parece que está a explodir em flores, e estas flores são tão lindas!! Gosto de flores brancas reparo agora: margaridas, jarros, só as papoilas se tingiram de sangue... Não sei bem se faço parte da festa, mas os meus olhos às vezes fazem a festa só de olhar...
      Bom dia, nanda
      (Já vi... Ainda não respondi ;). )

      Eliminar
  4. Tão bonito este teu texto, Vi. :) Eu sou apaixonada pela natureza desde que me conheço como gente. E sonho com o Alaska desde pequena. Recordo-me de ver um documentário sobre salmões e de ter ficado encantada. Já era uma criatura muito estranha em criança. Gostava muito de me mudar para lá. :)

    Deixo um beijo no teu coração, Vi. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, menina Alaska, que bom ouvir isso, vindo de ti é um elogio imenso...
      Tu de tanto sonhares com o Alaska vestiste-lhe o nome e trouxeste aquela beleza longínqua para perto do teu coração :)
      beijo, alaska :)

      Eliminar