quarta-feira, 17 de maio de 2017


[foto @moniblanco]

Eu já não sou o teu chão, tu já não és o meu céu.
Foste-te embora, fechaste a porta de mansinho rumo ao teu futuro estrondoso. Deixaste-me preso às mãos o passado, trancada num presente sem portas, só paredes altas que tentei subir, escalar, saltar, desinventar... Escorreguei todas as vezes, nada me agarrava, eu nada agarrava... as mãos ocupadas que estavam com o passado que não larguei, que protegi do frio e das quedas, e até de ti. Não me deixaste portas nem janelas, levaste o céu, fechaste-o com um telhado emoldurado. Tanto me arrastei e esfolei e gastei, me reinventei mentida vezes sem conta, que agora esse telhado é chão, e o tecto estrelas carregadas de noite, nuvens esfiapadas de dia. Aqui, onde estou, vejo o passado mais longe, e o futuro mais a caminho de ser caminho. O que vejo mal, aqui de cima, é o presente, parece que não sabe cair, que não sabe onde estar. Não me assenta nas mãos, escorrega-me por entre os dedos desaprendidos de agarrar.
Sei que aqui já não és o meu céu, sei que tectos pintados de céu não vêem as nuvens mexer, mudar de formas, trocar de sentido, colorir o tempo, são uma mentira de céu que já nao me mente. Deixei de ser o chão pisado do teu caminho para longe mim. Não reconheço mais os teus passos como já não conheço as tuas mãos. As minhas já não conhecem as cores que procuram pelos céus não emoldurados que me chovem nos cabelos. Fecho os olhos para melhor ver as cores que tacteiam os dedos. Às vezes parece que as sinto. Cheiram ao que antes guardavam as mãos que não guardaste.
Tu já não és o meu céu, eu já não sou o teu chão.
Tu já não és céu, eu já não sou chão.
Falta-me céu, falta-me chão.

9 comentários:

  1. Olá Vi! Ao ler este teu texto senti-me como se estivesse dentro de uma pintura em movimento...‎
    :) lindo‎
    Olha deixo-te um beijo na face, assim: com as duas mãos :)
    Nanda‎
    (adorei a foto)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Dentro duma pintura é uma sensação gira, suponho :)
      Esses beijos aconchegados de mãos são bonitos de carinho :))
      Obrigada querida Nanda,
      Beijo

      Eliminar
  2. :) já vi...obrigada por responderes.
    Boa noite, minha doce.
    Nanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já viste?? Aliás, viste passado pouco tempo de enviar pela hora do comentário :))
      Tenho é de pedir desculpa pelo atraso... mas hoje tive um bom bocado de sossego ao fim da tarde, debaixo das cores do pôr do sol, num recanto bom para escrever e respondi-te com calma, ali entre o abrir da noite e o fechar do dia ;)

      Eliminar
    2. "Ali entre o abrir da noite e o fechar do dia" " debaixo das cores do pôr do sol" É uma hora mágica, a minha hora preferida!
      :)
      Obrigada, menina Vi. Por seres quem és e como és.

      Nanda

      Eliminar
    3. É mesmo, uma hora mágica, e ontem estava-se mesmo bem poisada nessa hora mágica a escrever e a responder ao teu mail :)
      mas por favor não me agradeças nada, muito menos isso :)
      beijo

      Eliminar
  3. pode faltar-te isso.
    mas as palavras escorrem-te sempre.
    um beijo Olvido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh Laura, se ao menos não me escorressem secas do vazio, tenho saudades de escrever coisas que matem a sede, que escorram frescura...
      Beijo :)

      Eliminar