quarta-feira, 3 de janeiro de 2018


['Icarus had a sister' @cjmunn_artist]

A maior liberdade talvez seja a de não querer ninguém, não gostar ao ponto de o querer para um nós que queremos ser.
A melhor é talvez a que se vive presa a um amor que ama correspondido, que se escolhe amar sentindo não ter escolha. 

Penso e escrevo isto, e percebo que anseio pela primeira mas desejo a segunda....
Parece-me que há muito pouca gente livre neste mundo quotidiano de reflexos e miragens, de enganos e enganados.

Só é livre quem enfrenta o medo, ou por não ter nada a perder, ou por poder perder tudo.
E é aqui que me baralho, onde o fio lógico se embrulha sem lógica, onde o fim e o começo se embrulham no meio: eu tenho medo de perder tudo o que não tenho para perder. 

16 comentários:

  1. Encaixo-me na parte de não ter nada a perder porque já perdi (quase) tudo.
    Ter medo só faz de ti humana. :)
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas esse quase nada que tens, é o teu tudo...
      ...e há um medo de se perder até o que não se tem, senão em vontade e imaginação, perdê-lo é como ficares sem a palete de cores para veres o amanhã, para pintá-lo antes de o ver... depois fazes o quê?
      Beijos :)

      Eliminar
    2. xiii.... que trabalhêeera ;)))
      sou preguiçosa às paletes e não é de cores :P ... começar tudo de novo, tela em branco, palete com cores por desbravar, tem algo de imensa esperança (que eu já não tenho) e de renovação pela incerteza, mas também de devoção e eu estou tão cansada... daí o medo de perder o que, inteira e verdadeiramente, não tenho para perder...

      Eliminar
  2. Como te compreendo...falo-te por mim, nada tenho, mas não quero perder o que tenho cá dentro! Pode ser pouco para o mundo mas para mim é tudo e faz-me feliz...nada tendo, tendo tudo! Há tantas formas de amar e de se sentir completo....mesmo sem nada, nada mais quero!

    bom dia Olvido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, perder quem somos e o que temos para amar, para dar, para sonhar... perder até quem não temos verdadeiramente, mas não deixamos de ter, de alguma forma, no nosso amar, dar e sonhar.
      Bom dia, Sol

      Eliminar
  3. "eu tenho medo de perder tudo o que não tenho para perder."
    Então, não tens nada a perder Vi.

    Bom dia:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... podes perder, por exemplo, os teus sonhos, não são nada ainda, nada de palpável, nada de concreto... nada a perder no fundo, mas são tanto para perder...
      (não é bem o meu caso, estou demasiado desfalcada de sonhos, mas...)
      Bom dia, Legionário.

      Eliminar
    2. Nunca desistas dos teus sonhos Vi:)

      Eliminar
    3. Não é bem desistir, eles é que parece que se apagam, quase que expiram a sua última respiração, e levam mais um quinhão de tanta coisa minha...

      Eliminar
  4. Enganas-te. Não há liberdade (muito menos maior) em não querer ninguém. Isso é apenas vazio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que não, olha que não, depois de te sentires presa e sem remédio... é uma benção e uma sensação de leveza. Só é pena não nos conseguirmos programar assim, como quem liga ou desliga um interruptor.

      Eliminar
    2. Se alguém sente alguma leveza ou considera que recebeu uma bênção então diria que ela carrega consigo também alguma frivolidade.
      Tu não és assim, arrepender-te-ás de o ter desejado, caso se concretize...

      Eliminar
    3. frivolidade, porquê? por não se querer alguém para um nós? não se querer um "nós"?... e por isso dar uma sensação de leveza, de liberdade, de não se estar preso? Não acho, nem vejo ligação. Uma pessoa sozinha e bem com isso, sem vontade de o alterar, não tem de ser frívola, há mais profundidade que não no fundo de um "nós".
      (quando falo aqui, e no post, de um "nós" é um nós ligado por um amor-paixão, não noutro tipo de laços que ligam as pessoas)

      Eliminar
  5. A maior vs. a melhor ...
    Medo de se perder o que se não tem ...
    Ser livre, será enfrentar, ou será, aceitar ser olhado ?
    Fiquei a pe(n)sar-me no lido, como se mo dissesse eu a mim.
    Tarde ligeira, desejo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceitar, e não enfrentar, não será sempre uma resignação que de alguma forma nos agrilhoa?... mas talvez tenha razão, talvez aceitar também seja uma liberdade, que ainda que não seja ganha, conquistada, nos concedemos. Depende provavelmente de como essa aceitação acontece...
      Noite ligeira, agora :)

      Eliminar