quarta-feira, 8 de janeiro de 2020


Como um cego de nascença a quem mostram o mar num entardecer quente. O cenário é banhado de um dourado rico, sem nome que lhe faça justiça, os azuis misturam-se, o céu, o mar, e quem nunca viu percebe que há um sem fim de azuis, que até as nuvens, entre si, são de um branco diferente. Vê o quanto tinha perdido por não ver e o quanto ainda lhe faltará ver... O fogo, o verde, as cores com cheiro das frutas maduras, uma seara dourada a ser penteada pelo vento, os amores perfeitos - aquelas cores indizíveis. Sentiu a vastidão do que lhe faltou ver, do que lhe faltava ver. O que chegou a ver, o cego guardou, como uma memória que, até quando não se recorda, se sabe, de tão entranhado ser o seu emaranhado na alma, e com o cair da noite cerrada voltou a amanhecer cego. Não se esquece do que viu - não consegue - as cores que chegou a tocar, a sentir, a viver. Não sabe esquecer o que agora lhe falta. Nunca lhe tinha faltado. 
Tens razão. Concordo agora contigo, com o que me repetias. Eu fui a melhor coisa que te aconteceu na vida. E eu acrescento: e a pior. Uma foi um acaso, a outra foi sempre escolha tua, até se tornar minha.

2 comentários:

  1. Aquilo que nós mesmos escolhemos é muito "pouco"...a vida e as circunstâncias fazem quase tudo.

    Boa tarde, Vi:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o que dizes, muita coisa não está nas nossas mãos decidir, mas o que está temos de fazer escolhas e aí não nos desculparmos com as circunstâncias e afins.

      Boa tarde, Legionário:)

      Eliminar