quinta-feira, 30 de agosto de 2018

A minha companhia para o café. Tiro os olhos dos barquinhos adormecidos e vejo este pequeno magrinho e irrequieto. Penso no conceito de liberdade, penso que ele é livre, ando por onde quer quando quer, tem só as fronteiras da fome para lhe moldar os movimentos. Eu, bem vistas as coisas, também poderia ir aonde as minhas pernas me pudessem levar, fazer o que quisesse, mas claro, também tenho de comer e dar de comer, e isso vem embrulhado em regras e normas que se têm de acatar. Então acatamos. Livremente. Bem vistas as coisas, tanto a minha vida como a desta minha companhia para café, são vidas neutras, se fizermos zoom-out, todas as vidas, ou quase, são neutras. É meramente uma sobrevivência, mais ou menos articulada, mais ou menos livre, que nos mantém vivos. Depois há momentos, momentos que parecem mais do que são, que parecem capazes de sair da neutralidade da ordem natural das coisas, que parecem valer mais, que parecem além-sobrevivência, mas o tempo repõe tudo no seu lugar. Talvez bem.

4 comentários:

  1. Vi, "A Ordem Natural das Coisas" de António Lobo Antunes, também seria uma leitura interessante, enquanto olhavas para esse pássaro todo fotogénico:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com muita pena minha nunca consegui acabar um livro do Lobo Antunes, comecei várias vezes, mas nunca consegui levar a coisa até ao fim. E adoro ouvir o homem, e as suas crônicas e as cartas compiladas em livro (esse li num ápice, mas não é a mesma coisa...).
      Leste o livro? Gostaste?
      Bom dia, Legionário:)

      Eliminar
  2. Temos uma falsa sensação de liberdade mas claro que isso tem muito a ver com as escolhas que fizemos e as consequências. Há crianças para alimentar e vestir, contas para pagar e nada disso nos deixa ser verdadeiramente livres.
    Boa tarde Olvido :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que temos sempre uma falsa sensação deliberasse, independentemente das escolhas, mas sim a liberdade de escolher o que nos prende ou prendera é talvez a maior liberdade. Daí também depender das nossas escolhas.

      Bom dia, JI :)

      Eliminar