sábado, 10 de fevereiro de 2018


[foto (a que eu mudei ligeiramente a luz) de Alaska, aqui]


Atrás desta janela esconde-se uma menina que veio do frio
Olha as vidraças de olhos fechados por fora
Mergulha o olhar crente nos tons salmão do céu 
para ver saltar de nuvem em nuvem 
os sonhos que enfrentam a corrente da vida 
tu-cá tu-lá, partida e inteira
conta, na ponta dos dedos, as vidraças 
e embala com a música das árvores que subiu
os feixes luminosos dos dias que partiram 
Imperfeitos como a melancolia 
que perfeitos torna os tons do outono.
Cada vidro partido é uma sombra em ruínas. 
Em cada aresta há um corte ferido de poesia,
que ela cura com sangue de luz
 

12 comentários:

  1. já nã se fazem muitas janelas assim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não, Manel, são raras, passamos por muito poucas assim nestes caminhos da vida, parece-me :))
      Então, já andas a preparar a primavera? ;)

      Eliminar
  2. E como música de fundo deste teu belo Post Vi, teremos a Alaska a tocar o seu violino:))

    Bom fim-de-semana, Vi:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;))
      Exactamente, a embalar-nos ;))

      Bom fim‑de‑semana Legionário... a trabalhar hoje, não?

      Eliminar
  3. oh que bonita que és, Vi. muito obrigada por usares uma fotografia minha. e este teu poema está lindíssimo. quase senti que foi escrito para mim. :)

    a foto está realmente clara. mas todas as fotografias que tenho no meu tumblr estão intocáveis. não edito. só preciso gostar delas para publicar. e esta janela diz-me muito. às vezes sinto-me assim. partida.

    deixo um beijo no teu coração, Vi. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E foi :))
      ... de certa forma a tua janela trouxe palavras de ti, eu só as fiz passar pelos dedos. É como te vejo, ou como te vejo pelo que te leio :))

      (Desculpa o abuso da edição, Alaska, mas depois de escrever o texto achei que precisava de mais contraste, para se ver menos para dentro, mais escuro o interior, afinal há uma menina que se esconde por trás da janela ;) )
      Beijo para ti menina-trepadora-de-árvores :)

      Eliminar
    2. vês-me de uma forma bonita. (eu própria não me tenho tão em conta, às vezes sou demasiado dura comigo mesma) muito obrigada, Vi. De coração. :)

      Eliminar
    3. Vejo o que mostras nas tuas palavras :)
      E sim, és demasiado dura contigo, deixa ser o mundo a fazer isso, e ele não precisa de ajuda...aliás contra as durezas do mundo só os afectos dos que gostam de nós e de quem gostamos, agarremos esses que nos vêem de formas que achamos (estranhamente e com surpresa) bonitas. Cada um vê a sua verdade, não é? Não vamos discuti-la ;))
      Beijo solarengo daqui :)

      Eliminar
    4. olha, deixaste-me em lágrimas. durante toda a minha vida, sabes, também coloquei o que fazia em causa. e mesmo a escrita. revirava os olhos quando me diziam que escrevia bem. era automático. só a fotografia, e isto é recente, é que me fez acreditar que realmente poderia ser boa. quero muito estudar. e evoluir na área. dou comigo a rebolar na terra, a sujar os joelhos, a pendurar-me numa borda qualquer, mas sinto-me feliz assim. :)

      um outro beijo, Vi. com muita poesia. :)

      Eliminar
    5. Oh melheri... lágrimas? Só se for de chorar a rir... ou pronto, daquelas que aparecem quando a felicidade é tanta que não temos onde as arrumar lá dentro e elas caem-nos ;))
      Que máquina tens? Eu também gosto muito de fotografia, já tive uns workshops e tudo :)) e se gostas trepa mais essa árvore :)) toda tu és poesia e outras artes melheri... e das boas.

      Eliminar
    6. a minha câmera é a Nikon D5300. comprei há pouco tempo. e como quero estudar fotografia, decidi investir numa boa câmera. :) eu ando a ler, por agora. mas candidatei-me a um curso a iniciar em Setembro. a ver como corre. :)

      Eliminar
    7. Eu sou uma adepta das Canon... a primeira marca-nos para a vida, como os outros amores, suponho ;)
      Vais gostar do curso, vais ver :))
      beijo para ti, Alaska

      Eliminar