COMÉDIA
Vazio. Queixa-se
de vazio.
E nisto esvazia o outro
tão cheio
disto tudo.
Daniel Jonas
Vazio é um sítio onde deviam estar coisas, ou que já estiveram. O mais difícil é esvaziá-lo, reduzi-lo a nada, à ausência das ausências, das faltas, das falhas. Ao pré-vazio.
O verdadeiro vazio está cheio de coisas a lembrarem de o lembrar. E não sem o sentir todo - tudo o que nos desgasta, nos esmaga, nos enche e falta -, atravessa-nos a alma até aos ossos, despojada de tudo menos do que a queríamos esvaziada.
Uma gota de água no vazio pode transbordar. E é a ironia que faz o riso.
Que coisa mais linda de se ler... E mais uma vez, fico a refletir na verdade das tuas palavras. Nada está vazio, sem antes ter estado cheio, ou meio cheio vá lá... Mas quando é bom, ficam as memórias e lembranças que o continuam a encher, sempre que o lembramos... as más também, agora que penso nisso ao mesmo tempo que escrevo... bolas, nunca o vazio está vazio então! A não ser que se fizesse uma lavagem cerebral. Mas que seriamos de nós sem passado? E se tivesses um botão de reset... usavas?
ResponderEliminarNão. Fui na vida estupida vezes suficientes, para quê duplicar os mesmos erros esquecendo tudo o que se aprendeu e viveu? E para ser estupida pelos mesmos erros, que seja em consciência, que seja por saber que há erros que são bons, que sabem tão bem ;) desaprender ou esquecer não é regredir? Não é condenarmo-nos ao mesmo, apenas sem memória passada? E reset porquê?... sempre disse e continuo a pensá-lo: tenho muito poucos arrependimentos. De cada vez que fui estupida, sei quais foram as razões, e foram sempre as razões certas, foram boas razões. Tenho as minhas contas feitas, saldos arrumados. Erros todos temos, há que assumi-los, aprender e esperar que a vida vá preenchendo os vazios que nos dá, juntamente com as gotas de água ;)
EliminarBoa noite, Esquilinha