sábado, 27 de abril de 2019


[foto de Fan Ho]

Hoje os quarenta anos chegaram-me ao espelho, aos ossos, aos olhos pelo lado de dentro. Hoje caíram-me os anos que dizem que não tenho, que não pareço - que não são meus, se calhar. Não sei por quê hoje, talvez o dia cansativo e tão cheio de ontem, talvez todos os que me trouxeram aqui, agora, e ao depois também.
O espelho confessou-me que o amor é o único que previne o envelhecimento. Não porque deixemos de acumular anos e decepções e cansaços, mas porque deixamos de o tomar como uma ofensa. Passa a justo contrapeso de amar, de continuarmos a ser, de viver.
...será que realmente se vive sem amar?... E sem ser amado? (pergunto-me sem quase dar por isso quando as palavras me saem pelos dedos...)
Quando nos sentimos amados, há um olhar - aquele olhar, único, ou que tomamos por único - que pousa em nós e nos vê, vê-nos só a nós. Vê acima de tudo, muito abaixo da pele, vê o que somos quando já não nos parecemos connosco. Do tempo em que nos lembrávamos de ser e de ainda ir ser muita coisa, ainda ir fazer tanta coisa, e viver tudo. Vê além do tempo que embaça a pele e dela parece escorrer, e com isso faz-nos desaparecer dentro de nós, faz-nos cair para dentro de nós, onde só está quem amamos. Onde guardamos quem nos ama. É um olhar sem idade, de essências, essencial à vida, antídoto do tempo.

[a culpa deste post, a inspiração da coisa, já percebi (graças ao comentário do Cru), é da JI...não se faz JI, ficaram-me as tuas palavras a brincar por baixo da luz dos dias, muitos dias, até me trazerem os anos que não sentia, à luz... só te perdoo porque, pronto, és moça da mesma (boa) colheita do magnífico ano que nos viu nascer. e bem, vamos esperar :)]


4 comentários:

  1. que sejas feliz!

    :)


    Parabéns Olvido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) não faço anos hoje, sou sagitariana, nasci em Dezembro, no mês do frio cerrado e as arvores sem agasalho algum, mas não sei porquê hoje pareceu-me que chegaram os anos todos atrasados, que eu ainda não tinha dado por eles... algum dia tinha de ser. Ou estou só cansada, ontem foi um dia acelerado, e a noite foi até às tantas. estou mesmo a ficar velha :)
      (agora fizeste-me lembrar que há tempos também deduzi o mesmo dum post da Janela Indiscreta e também não era dia de aniversário, olha deu-nos para as epifanias colectivas etárias... será? ehehe e se calhar a culpa da minha é dela, ficou-me o post no inconsciente... queres ver que foi isso?)
      Bom sábado, Cru :)

      Eliminar
  2. Ficou a intenção,

    cuida-te :)

    ResponderEliminar