quinta-feira, 25 de abril de 2019

[foto @hana_photographer11]

"A liberdade é uma livraria"

Joan Margarit

Óptima frase que apanhei algures e guardei. Adorei. Perfeito (talvez) se a livraria fosse minha. Ou uma enorme biblioteca... porque paradoxalmente, numa livraria sinto-me sempre presa, limitada às opções, ao ter obrigatoriamente de escolher por não poder levar tudo o que me apetece, o que queria... mas afinal também é isso a liberdade, estar limitada pelas opções e decisões que temos de tomar (é por isso, também, que liberdade é responsabilidade e a razão por que tanta gente sabe não a querer, ou não a exercer por comodismo ou cobardia, ainda que não o assuma). Se calhar liberdade é só estar nas nossas mãos escolher livremente na limitação condicionada pelas opções que temos. Como, tantas vezes, escolher a nossa prisão também é uma liberdade. Talvez a única coisa verdadeiramente livre seja o pensamento, e mesmo esse só dentro da própria forma como foi educado e ensinado. Mas é o único impossível de proibir, de impedir, de impor fronteiras ou alfândegas, só se declara se se quiser...

[e este ano já me fartei de comprar livros, é um vício e, ao que parece, algo fora de controlo nos últimos tempos. ontem encomendei mais dois... uma desgraça. e o ritmo de leitura não tem acompanhado, o tempo livre não se tem acomodado a tantas leituras... nem a pôr aqui nada do que  tenho andado a ler mesmo que com páginas marcadas de trechos que gosto de deixar registados, a preguiça é um defeito muito mau...]

2 comentários:

  1. Olá Vi, gostei bastante do que escreveste no primeiro parágrafo, pois também me identifico contigo nas tuas palavras.

    Quanto à tua compra de livros, cuidado senão um dia a casa vem abaixo:D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto a isso não há problema, não são tantos que dêem para a casa vir abaixo... a carteira não deixa. ;)))
      Bom resto de dia, Legionário

      Eliminar