domingo, 10 de novembro de 2019



...espírito de Domingo melancólico... 
...dos fins de semana de Outono que valem quanto vale o prazer da nossa companhia, 
dos pensamentos que nos agarram enquanto vagueiam pelas frases que lemos,
 e da música que nos envolve neste compasso lânguido e lento, 
acolhendo este cinzento que entra pela janela como um aconchego.

["O escritor galardoado (...). Nota-se-lhe um certo incómodo, uma certa aspereza. Talvez poucos dos presentes o tenham lido. E, mesmo que tivesse sido muito lido, na realidade de pouco lhe pode servir, pois ninguém o ama, e desse ponto de vista é como se ninguém o tivesse lido. Não há amor aqui, não há amor em lado nenhum. E talvez ele saiba e aceite isso. Todos sabemos e aceitamos, pois a literatura é já algo irrelevante na medida em que não há nela amor. Não há nela amor, pensa o homem de gravata amarela, e devia haver, pois só o amor tem sentido, e onde estará o seu amor, e o que está a fazer neste sítio se não encontrar aqui amor, e lembra-se do seu pai então, cuja vida aconteceu segundo esta ordem que aquela mulher com tacões severos simboliza.
O seu pai teria ficado contente ao vê-lo ali, junto dos reis. Teria gostado que ele lhe contasse alguma anedota, talvez por isso tenha ido, por amor ao pai."

Manuel Vilas, in Em tudo havia beleza [Ordesa]

Quando se sabe amar leva-se amor a todo lado, connosco, em gestos que os corações alheios não vêem. São gestos fruto de fazer o que se sente, só. Apenas quando se questionam, quando olham para dentro dos próprios gestos que vivem, vêem. Vêem onde os outros nem olham. Há corações que raramente se questionam, que não vêem para dentro e nem sequer olham para fora, que nunca chegam a ver ninguém, apenas batem e nem sabem por quê. 
Para quem sabe amar há amor em tudo, tal como há beleza em tudo. Beleza é amor.]

2 comentários:

  1. A escolha da voz de Brian Molko e o vislumbre da tua camisola que pisca o olho à estação complementam na perfeição a doce melancolia dessa estação de letras.
    O Amor é porventura o derradeiro veículo de transcendência... Resta descobrir no seu verdadeiro apeadeiro.

    Bom dia para ti e,
    Beijo de bom início de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Instalado em tal veículo quererá alguém apear-se?

      (aconchego de tempo lento, calças de ganga e camisolão combinam com estes fins‑de‑semana em mim)

      Boa semana

      Eliminar