quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

[imagem @jesuso_ortiz]

Para largar ou comer.
Para rebentar ou engolir saboreando.
Balões ou bolinhas...
Amoras ou framboesas,
Framoresas, quem sabe?
Não interessa o nome que damos, 
interessa que sejam colhidos nossos e doces.
Que nos façam doces.

(há uma sensação reconfortante em perceber que não amarguei,que apesar de tudo e de toda a tristeza, do muito que passei, e me fizeram passar, não amarguei. Entristeci talvez, mas não amarguei. Perdi o brilho mas não ganhei indignidade, nem maldade - e não me faltou vontade, várias vezes, de ser má, porque não é falta de saber como fazer as coisas, é simplesmente escolher não as fazer. Não ser assim, nem querer ser. 
Entristecer, talvez, desacreditar, muito em tanto, mas não amargar. A minha única vitória perante a vida, provavelmente.
Mas boa.)

10 comentários:

  1. Todo o mal e amargura pode ser consolado com amor...

    Olá Vi:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hummm não sei se concordo com isso... acho que há pessoas que por muito amadas que sejam não deixam de ser amargas, ácidas, ou pelo menos áridas, talvez também seja preciso saber amar para para não deixarmos a acidez da vida corroer-nos... talvez.
      Olá, Legionário :))

      Eliminar
  2. Não será certamente a única, mas sim a primeira de muitas!
    Nunca perder a Esperança, ainda há muita caminhada pela frente.
    Ainda te vou ler noutro registo, eu acredito!
    Bora lá fintar o Universo.

    Beijo num sorriso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) o meu registo já está diferente do que que foi, já foi muito melhor mais alegre e claro e já foi também muito mais sombrio e triste... mas que venha um registo alegre, com esperança, desde que genuíno :)
      Depois de tanto me fintar pode ser que eu tenha aprendido também a fintá-lo um tico ;))

      Beijo, Perséfone

      Eliminar
  3. Bom dia Dama, hoje coloquei uma frase num espaço meu que é isto...

    "Someone I loved once gave me a box full of darkness. It took me years to understand that this too, was a gift." Mary Oliver


    Quero chegar um dia e dizer esta frase com todas as letras.

    Quanto à maldade, ódios e afins, não ganhamos nada com isso, nada (e seria tão mais fácil e simples)!


    -____-


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, talvez também seja uma dádiva, faz-nos conhecermo-nos melhor quanto mais não seja. Mas é um conhecimento e um crescimento doloroso, só se reconhece enquanto dádiva quando falamos no passado e já sem a mágoa à flor da pele.
      Talvez tenhas razão, talvez haja caminhos mais fáceis que não nos fazem crescer nem encarar as coisas verdadeiramente, apenas ripostar para não pensar ou sentir, mas talvez nalgumas alturas dessem um certo alivio imediato... por alguma razão tanta gente vai por esse caminho, e sabes não acho que se dêem pior, bem pelo contrário, pelo que vejo. Agora se o que ganham vale a pena pagando esse custo, descer a certos níveis, isso não sei...

      Eliminar
  4. Adoro framboesas Olvido! É a minha fruta preferida! A imagem está tão apetecível :D
    As pessoas com bom coração não ficam amargas, por mais que a vida e as pessoas lhes puxe o tapete debaixo dos pés :)
    Um bom dia menina doce

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A imagem é muito gira ;)) e apetecível, sim
      Será? será que há corações que por impossibilidade de constituição não amargam? Não sei, mas acho que a vida (ainda)não me ganhou aí, e tive tanto medo disso. Foi um dos meus maiores medos, mesmo.
      Bom dia, querida JI :)

      Eliminar
  5. Ai, Vi... Lembro-me desse teu longo período, sombrio e triste...
    Felizmente este teu texto mostra como agora podes manter uma atitude positiva, e ultrapassar as dificuldades dessa maneira! Estou super feliz por te ver assim :)
    Beijo, menina.
    Ai as framoresas:D
    Doces! Deliciosas!!!
    :D
    (fiquei com água na boca...)

    nanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, les-me em diferentes paragens há anos (gabo-te a paciência, e agradeço-to já to disse tantas vezes...) e sim acho que o pior já não me habita. Ainda assim tenho pena de saber que não serei como já fui, como já me leste, e que as feridas deixam cicatrizes, mas que a vida com cicatrizes pode ser bem vivida :). (pelo menos é o que espero que possa acontecer, estou numa fase que não penso muito nisso, só nos desafios que me surgem entre mãos sem saber como os agarrar... e haver também vida nisso)
      Framoresas devem ser boas hein? ;))
      beijo para ti Nanda

      Eliminar