domingo, 6 de maio de 2018

 Continuo a dar-lhe a mão, não sei por quanto tempo ma dará, mesmo relutante muitas vezes, porque já não tem idade, acaba por ma conceder com um sorriso malandro escondido. Por enquanto. Outras vezes recusa, na afirmação duma independência adolescente e arisca. 
Continuo a perguntar-me se sou a mãe que ela precisa, se estou a ampará-la no que deve ser amparada e a exigir no que lhe será exigido. Tento que cresça aprendendo a ser um ser humano digno, com sentido de justiça, a saber, ou tentar, pôr-se no lugar do outro, tentando saber compreender o que pode ser compreendido, mas não deixando que isso a torne terra fértil para abusos que lhe doerão nas entranhas. É um equilíbrio difícil. E é difícil fazer entendê-lo, e ao mesmo tempo deixá-la estabelecer, ao longo do tempo, essa fronteira, que será a dela, que a definirá e à sua vida. Em que será ela em qualquer lado dessa linha, e que espero eu, um bom ser humano em qualquer lado. Melhor que eu, ainda que eu não seja melhor mãe que a minha  foi, que é ainda, de três filhos que já não tem.

8 comentários:

  1. Vi, aos olhos da tua filha, e na minha modesta opinião tu és infinita:)

    Agora vou dois dias apanhar o ar do mar, que tanto adoro;)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. :)) agora fizeste-me lembrar uma das minhas frases preferidas, autora do livro que comecei a ler há dias, e que diz qualquer coisa como “não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos” (Anaïs Nin), o que pode explicar esses bons olhos com que me vês :))) e que se a minha filha me vir também assim só pode ser bom. A generosidade do olhar é sempre qualidade dum bom ser humano.
      Obrigada, Legionário. Diverte-te e aproveita essa energia imensa do mar que nos carrega as baterias.
      Beijo

      Eliminar
  2. Deixo mais 4,2 beijos de um dia feliz vi.:) para que continues sendo a pessoa que es :) mais 5,19 beijos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...mas Porventura, tu não me conheces!... é certo que há aqui pessoas que ainda que nunca me tenham posto a vista em cima, lêem-me há muito tempo, têm desculpa :) tu não, tu não podes fazer ideia da pessoa que sou, ou não sou (ainda que tudo o que escrevo seja eu)... mas está visto que és um optimista, ao contrário de mim ;)
      bom dia para ti :)

      Eliminar
    2. Mas vi. Tu tb n me conheces o suficiente para saber se eu nao serei uma daquelas oessoas que emerge nos ambientes onde entra, depois de perceber como param as modas e quem sao as pessoas e respetiva ligacao a realidade que la andam!!! Vá mais 1,82 beijos de boa t
      arde

      Eliminar
    3. :))
      ...tens razão, não te conheço, mas conheço da vida o suficiente para saber que isso que dizes é muito difícil de conseguir, até ao vivo e a cores quanto mais entre letras e linhas ;))
      Bom dia para ti

      Eliminar
  3. Não há livros de receita, ou regras ou indicações que nos ajudam a ser a mãe que os nossos filhos precisam.
    Tenho dois filhos, um com 16 e outro com 13 e só a mais nova é que ainda me dá a mão em público :D
    Concordo com o Legionário e tenho a certeza que a tua filha sabe que tem a melhor mãe do mundo, a que a acompanha nesta viagem tão atribulada que é a vida.
    :)
    Boa semana Olvido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não há livros de receita ou instruções... mas caramba faz uma falta danada!! eu que nunca leio as instruções de nada neste caso leria, de fio a pavio...
      Eu só tenho uma, um ano mais nova que a tua. Ainda me dá a mão, mas às vezes já não é dada, é arrancada :D
      Boa semana, JI

      Eliminar