terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Há uma qualquer reacção química na felicidade que se esqueceu de passar, que faz abrir portas que a lúcida razão trancou em nós a sete chaves. Nenhuma das sete sabe da química mestra, aquela que as inutiliza, despreza e dissolve, com a mesma certeza que faria esgueirar-se a água que queremos trancada num cubo de gelo numa mão fechada, ou roubar os beijos que o tempo guardou quentes.
Como trancar o que não conhece portas ou fechaduras? O que é livre e não se controla, o que não se contém em paredes, portas ou razões? 
Para quê agarrarmo-nos a chaves que nada fecham?
Ilusão de segurança numa fechadura que nem se espreita.
O que guarda invade-nos, simplesmente. Ocupa o espaço que somos. Tranca-se cá dentro, por dentro.

10 comentários:

  1. "Cada pessoa é um mundo. Cada pessoa tem sua própria chave e a dos outros nada resolve, só se olha para o mundo alheio por distração, por interesse, por qualquer outro sentimento que sobre nada e que nos é vital, o 'mal de muitos' é consolo, mas não é solução." In: "A Bela e a Fera" Clarice Lispector

    Bom dia, Vi:))




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o mal, seja de quem for, for consolo a alma está muito doente... não é falta de solução, é o problema em si, parece-me.
      Acho que se olha para os outros às vezes para entender - para entender os outros, e às vezes a nós mesmos, se soubermos ver, mas a nossa chave, a nossa essência, é única e isso os outros não resolvem ou alteram, só nós, a nossa chave.
      Bom dia, Legionário!! As férias foram boas??? já cá fazias falta, rapaz!! ;))))

      Eliminar
    2. "a nossa essência, é única e isso os outros não resolvem ou alteram, só nós, a nossa chave."

      E "mai nada":))

      Eliminar
    3. ;)))
      ( o pior é quando a essência não presta.... aí é o cabo dos trabalhos... eheheh )

      Eliminar
  2. Talvez as chaves sejam uma forma de segurança, uma bóia de salvação.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há bóia de salvação para a respiração que não se controla, nem chave para o que não se pode trancar... há coisas que simplesmente não se controlam... podes controlar tudo menos a tua vontade. Podes munir-te das melhores e mais lúcidas razões, podes controlar as tuas acções e até as dos outros, mas não o que sentes e pensas e queres ou o que sentem, pensam ou querem os outros. Quem pensa que controla alguma coisa que se baseie nisto, está muito enganado. É uma coisa que te acontece simplesmente, não há chave que segure ou razão que não se silencie, pelo menos é a experiência que tenho, testada muitas vezes, devo dizer, para mal dos meus pecados... ou bem. ;)

      Eliminar
  3. Não controlo o que sinto é verdade, infelizmente e também para mal dos meus pecados, sei o bem demais :P
    Tenho uma chave para os meus pensamentos. Mas está meio enferrujada!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) tens? Eu gostavade ter, dava jeito às vezes trancá-los e emudecede-los... domesticá-los ;)

      Eliminar
  4. Que bela foto,Vi! Sorte no jogo? Talvez, sei lá, não sei. Mas decerto no amor, num amor assim. Porque paixão, nenhuma chave segura.

    Beijo de boas festas, minha querida!
    Nanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei a foto... é-me como familiar :)
      Sorte é coisa que não me assiste (como diria o outro...), e no amor ou na paixão a sorte será eventualmente ela tropeçar em nós, o resto já somos nós que fazemos ou não...
      um grande beijo para esse lado do mundo. :))

      Eliminar