quinta-feira, 9 de maio de 2019


Treze anos, e não são de azar, pelo contrário, ainda que me façam perder a paciência numa base diária... Está quase do meu tamanho, mas maior que eu. Mesmo que lhe veja tudo, ou quase, o que eu tenho de pior, a resposta aguçada, o temperamento algo inquieto, a doçura demasiado reservada e a franqueza demasiado dura. Alguma coisa de bom também terá herdado, espero. Espero principalmente que lhe tenha conseguido transmitir o que para mim é mais importante no carácter dum ser humano: a honestidade, a lealdade e a noção de justiça, cimentados num pensamento crítico. Só me pergunto se isto não será contraproducente para a sua felicidade. E se não é isso o mais importante de tudo. Mãe há treze anos e tenho mais perguntas que respostas. Ela merecia melhor, ainda que de mim tenha tudo o que consigo ser de melhor.

8 comentários:

  1. Beijinho de Parabéns à princesa e à mãe 🎉🎂

    ResponderEliminar
  2. Não se consegue o céu e a terra, mas dar tudo de nós e fazer com que percebam valores essenciais é (espero eu!) o bastante para estarem lançados no mundo. As crianças são muito mais fortes e inteligentes que os adultos.
    Acredita que um dia verás que ouviu tudo o que disseste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenhas razão, Mafy. às vezes acho que ando só a falar ao vento, como se nem me ouvisse... e depois pergunto-me se será mesmo bom que me oiça, será que estou certa? Será que a forma de ela ser (mais) feliz é com esses valores essenciais?... sabes já não sei nada. Talvez já tenha visto coisas demais para continuar a acreditar no que é correcto (e também o que é correcto é relativo, não é igaul para todos...)... ou que seja isso que nos faz mais felizes por bem com a nossa consciência...

      Eliminar
    2. Por defeito de profissão, tenho alturas em que sinto que sou demasiado preocupada e controladora. Não se pode prever tudo, nem impedir. Podemos alertar (sem restringir que vivam) e estar alerta. Sou excessivamente "mãe galinha" mas não me arrependo e sei que um dia eles vão voar com as asas deles o melhor que sabem. Até lá fico feliz por lhes transmitir valores que eu entendo serem os mais correctos (mesmo que não sejam para a maioria das pessoas e que aconteçam situações em que tenho de explicar que as outras pessoas fazem de outra forma mas que eu não concordo...)
      Um dia de cada vez. Pensamento positivo. E tudo vai correr bem :)

      Eliminar
    3. :))) espero que sim, mas os medos são tantos... nada disto vem com instruções...

      Eliminar
  3. Só colhes o que semeares, dizem :)
    Nos dias de hoje não é tarefa nada fácil, mas também se fosse fácil não tinha graça nenhuma[risos]
    Que a Vida seja sempre generosa com a tua "pimpolha" e contigo, claro ;)

    Beijo daqui até aí ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizem, mas, cada vez mais, não concordo, não vejo que seja assim. Colhe-se muito do que não se semeou, para o bem e para o mal.
      Que a vida fosse justa era só o que pedia, faria sentido assim :) Mas com sentido ou sem, só quero que seja feliz com o que é.

      Beijo :)

      Eliminar