quinta-feira, 6 de dezembro de 2018


Dezembro chegou. 
Espreguiça-se de manhãzinha na paisagem preguiçosa, 
paira numa neblina sonolenta que demora a acordar o dia. 
Serpenteio os campos, fico-me a olhar e gosto. 
Mesmo que a vista seja mais curta e tudo nos pareça desfocado. 
O horizonte faz-se perto e o tempo tem os tons duma melancolia doce e lenta. 
Gosto. Sinto tudo isto muito meu, muito eu.
É o meu mês. E gosto dele assim.
O mês das mantas, da lareira, das camisolas grossas, 
do calor junto ao corpo a contrastar com a ponta do nariz frio. 
A gratidão pelo calor que se sente por se sentir o frio do lado de fora, 
e o cheiro a lareiras que passeia pelo ar. Fazem-me voar, sem querer,  
pequenos e ariscos sorrisos. 
Gosto. Gosto muito.
Só tenho de ter cuidado para uma manhã destas, a
inda sonolenta e com metade da alma ainda debaixo de cobertores, 
não atropelar um qualquer D. Sebastião saído do nevoeiro... 

6 comentários:

  1. Se for um D.Sebastião com tudo no sítio, atropela com jeitinho[risos]
    Olá Olvido, beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahah... pois aquilo que mais precisam ter no sítio, poucos me parecem ter... e atropelar não, não gosto de passar por cima de ninguém (que não o tenha feito por merecer, pelo menos) se o encontrasse dava-lhe boleia e trazia-o comigo ;))
      Olá Persefone, boa noite :)

      Eliminar
  2. Gosto tanto do frio da rua, das mantas, do chá quente e da lareira. Não há D. Sebastião que consiga voltar. O melhor é deixá-los no meio do nevoeiro! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) pois também me sabe bem este tempo de Dezembro.
      Quanto amo D. Sebastião, coitado realmente anda perdido há tempo demais, já não deve encontrar caminho de regresso, co nevoeiro ou sem.

      Olá, JI :))))

      Eliminar
  3. Cuidado, pois do meio do nevoeiro pode surgir o lobo mau e lá se vai a Capuchinho Vermelho:D
    Olá Vi:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem tem medo do lobo mau?... Eheheh era assim não era?
      Olá, Legionário;)

      Eliminar