quinta-feira, 2 de julho de 2020

[foto @kknvlz]

Tenho a casa feita em pantanas, estou cansada de obras e mais obras. Agora, para cúmulo, tiraram-me a parte da casa, que nesta altura do ano, eu mais gosto, e que aproveito tanto, mesmo com o frio a gelar-me o nariz à noite... a varanda: a minha companhia de final de dia ultimamente, o meu sol na pele enquanto leio, até quando tenho de trabalhar em casa, planto-me ao ar livre de portátil e banho o olhar das cores de fim tarde, que é o que melhor veste as paredes desta casa, com requintes de melancolia doce. Quase como as sombras nas paredes brancas, quando, na sala, o luar inunda a noite, e se brinca com a aparência das formas, ou as formas do silêncio nos aconchegam sem faltarem palavras... Agora... agora tenho as coisas da varanda na sala, e palas nas vistas da varanda. Andaimes de vestido roto que não sobem ao céu, só ao telhado, e trancam o meu fim de dia caseiro num baú sem chave. Ontem, com os esqueletos ainda nus, e com umas escadas pouco acima do meu nariz, pensei que dava uma foto engraçada. Sem a lua ainda no céu, enquanto fumava um cigarro na varanda - teimosa em deixar os hábitos, claro - olhei e pensei na legenda, mais que na foto: “quando a lua estiver a jeito, chego lá”, e ri-me para dentro. Estivesse a lua ao cimo das escadas, com o parapeito da noite ao alcance do pé, e talvez tivesse tirado a dita foto... mas não estava. E hoje, os andaimes, já não desnudos como vieram ao mundo, não me deixarão ir à lua. Mesmo que hoje ela estivesse a jeito... é a vida. E aquela coisa do esperar as melhores alturas... 

[e esta foto é sublime, talvez seja uma piscina - certamente será - mas quando a vi pela primeira vez, pensei que uma casa inundada pode ter rara beleza se a apanharmos “a jeito”:)) ]

4 comentários:

  1. O andaime até pode servir para chegares à lua, agora uma casa inundada é que não dá jeito nenhum:D
    Bom fim de semana Vi (sem obras):))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) pois não deve dar jeito nenhum, mas quando as coisas acontecem temos de dar um jeito e ver o que às vezes não vemos, porque não está a jeito ;)
      Bom fim de semana, Legionário

      Eliminar
  2. essa tua varanda, por agora abrigo de andaimes, parece muito interessante :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como te disse (ou tentava dizer) num comentário ao teu “mar ciado”, é sempre o nosso olhar que torna as coisas interessantes, ou não, para nós. a minha varanda sempre foi para mim muito interessante :) hoje, que daqui te respondo, mesmo coberta e trancada de vistas e sol ardente, apercebo-me que se tornou vedada a olhares alheios. :)) Ganhei um espaço cá fora completamente privado, para aproveitar as noites quentes, que mesmo não conseguindo ver a lua ou as estrelas... poder-se-ia aproveitar muito bem, tanto ou ainda melhor do que dantes ;)

      Eliminar