domingo, 13 de outubro de 2019

Ando desde ontem a lutar com o telemóvel. Caiu à agua e passei pela saga toda de desligar, e secar, e não sei o quê, depois liguei-o e o gajo passou-me a perna: funcionou na perfeição! Durante todo o dia de trabalho! Achei que estava tudo bem. Até que sexta à noite começou a dar-lhe a camoeca...  desligava-se de quando em quando. Desliguei-o e pu-lo no arroz (já uma vez me tinha acontecido e ele gostou que eu lhe desse o arroz...) no dia seguinte liguei-o e tudo bem.. até ao meio da tarde, altura em que começou a desligar-se e ligar-se, tal e qual como algumas pessoas que conheci na vida: assim em modo intermitente, sem saber se sim, se não e na dúvida aparece e desaparece. E eu fui estúpida: enquanto ele estava bom o suficiente não fiz um backup. Não me precavi, não me protegi da perda eventual. E agora o gajo não está acordado tempo suficiente para que eu consiga completar um backup!! Consegui recuperar os contactos e algumas poucas - muito poucas - coisas.
Tive de restaurar o novo telefone, que tinha por acaso para uma eventualidade, com um backup completo de Janeiro de 2018 ( só os contactos tinha da noite anterior), e acontece que com isso perdi partes da minha vida que ali tinham registo. Mensagens, daquelas mensagens que agora não poderei rever nem se me apetecesse ( e talvez seja melhor assim, não fosse dar-me uma estupidez fulminante nalgum futuro próximo ou distante), fotografias (tantas, umas de férias ou coisas que me apetecia guardar, ou outras que ia armazenando para depois pôr aqui...)... tudo... Com isto fiquei cá a pensar que na vida também devia ser assim, penso que assim era muito mais fácil, decidir restaurar a minha informação, assim, para, digamos, dez anos atrás... será que o fazia? mesmo se o pudesse fazer? não ter registo, memória, prova de nada que passei e vivi e me desiludi e sofri como uma estupida (que sou, que fui)... e momentos em que fui, paralelamente a isso tudo, também estupidamente feliz. Estupidamente, eu sei, mas ainda assim, se o sofrimento não o posso apagar a felicidade que vivi também não ma podem roubar. Apagar isso tudo, será que o faria se pudesse? será que deveria? será que era inteligente, ou só palerma?
... e no entanto, ando aqui a tentar recuperar para poder guardar a memória do que não sei se quero recordar... há coisas estranhas, e depois há coisas estúpidas. Como esta.

2 comentários:

  1. Não é estúpido! Tudo o que passou, bom ou mau, fez de ti quem és hoje. Se aquilo que viveste fosse diferente do que foi, não serias quem és. Por isso tudo são recordações. Se nada mais houver a aproveitar do que passou, aproveita a lição. No fim de contas não vivemos tempo suficiente para cometer os mesmos erros duas vezes 😘
    Tens que sincronizar as funcionalidades para guardar os dados na cloud do Gmail. Assim não perdes contactos e fotos. Quanto às msg... Que saiba não há nada a fazer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois faz, tudo o que passamos vai-nos fazendo, verdade. Mas será estupidez tentar recuperar memórias, registos de recordações que não queremos recordar? se calhar até queremos mesmo é esquecer?

      pois tenho de sincronizar, mas as mensagens, se conseguir fazer um backup posso restaurar tudo noutro telefone qualquer... fico com tudo.

      Eliminar