sábado, 19 de março de 2016

[foto @charlottography]

O vidro do carro cravejado de pingos de água, do que já foi chuva, agora, parada a viagem das gotas é água, deixa de ser chuva. A paisagem fica assim desfocada. E eu penso que há coisas que por serem transparentes estão lá mas é como se não existissem, como se não estivessem lá porque não alteram a paisagem que os olhos vêem... Parece-me assim, mas acabei de o escrever e pensei na refutação da afirmação: os vidros às vezes embaciam, e o transparente - o que não se vê, o que não existe - de repente renasce do nada. Altera ou tapa a paisagem, o contexto, tudo. E agora com o vidro, transparente, cheio de pingos de água que se demoram a escorregar, lembrei-me outra vez disso. Encontro sempre falhas para as minhas próprias teorias... Há quem diga que penso demais, eu acho que penso o suficiente para comprovar que penso mal, que há sempre mil e uma perspectivas da mesma coisa. E então torna-se-me difícil perceber as coisas, não porque sejam complexas, mas porque a maior parte das grandes respostas são simples, o pior é escolher a resposta simples que é correcta. Vê-se através do que é transparente? Sim, mas não. E é isto. É para o que me dá, andar às voltas parada na sala, a chegar a muitas conclusões que não chegam a conclusão nenhuma. 
Fumar um cigarro neste cinzento molhado e frio, passo a mão pelo vidro molhado... A água pode ser muito fria. Tudo pode ser muito frio. Às vezes não é. Eu é que cada vez estou mais fria. E isso não tem duas perspectivas, não.

2 comentários:

  1. Sim, podemos ter mil perspectivas sobre a mesma coisa. Podemos perder-nos em labirintos que levam a mais e mais perguntas sem resposta imediata e a mais confusão...e podemos aceitar isso como um desafio.
    Com sorte temos a resposta num click ao acordar dum sonho...ou não.

    Um abraço. Para espantar o frio.
    :)

    Nanda





    ResponderEliminar
  2. :)
    Acho que o tempo revela sempre à verdade, mais tarde ou mais cedo, ter consciência da multiplicidade de perspectivas apenas ajuda a que quando a verdade chegar se aceite mais facilmente, afinal não era nada que não tivessemos já pensado como hipotese... Eu tenho essa característica enquanto não chega a verdade entretenho-me com todas as alternativas possíveis. É um perder-me que me vai orientando ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar