sábado, 9 de maio de 2020

Já o disse e é verdade, fazer-me ir para a cozinha, espontaneamente, por livre vontade e com vontade, só mesmo um grande amor. Dos que dão vontade de um gesto que chegue ao outro, que o toque, que o entenda.  Fazemos coisas raras pela raridade do que se sente e se quer que sintam. Infelizmente - ou talvez não, aliás, certamente que não - poucos o saberão entender, ver, deixarem-se tocar, talvez. Se calhar é nas alturas em que as coisas não são como gostaríamos, e queríamos, que fossem, que o coração impele as mãos a fazerem gestos que guardam coisas que não dizemos, como verdades encriptadas, mas sem qualquer enigma se nos conhecerem, e se não escolherem olhar para o lado para dizerem que não viram, que não perceberam, que não se aperceberam. 
Quando não temos nada para oferecer, damos o que somos, sem embrulhos. Só o recebe quem quer e aprendeu a amar e a ver, ou verá apenas a mão, o bolo, os biscoitos, o embrulho e não o gesto, a doçura... todo o amor que não traz papel de embrulho, mas às vezes é tímido no saber dizer-se. Ou no fazer-se entender. Hoje perceberam perfeitamente... "tens razão, as melhores prendas não vêm embrulhadas", e não foi preciso dizer mais nada.

[... a noite está maravilhosamente fresca, como se um gesto deste silêncio quente que se sente]

2 comentários:

  1. O gesto diz tudo, e os olhos comem melhor, digo eu[risos]. Às vezes o embrulho é de tamanha beleza e depois o que vem dentro uma decepção.
    Gosto muito de cozinhar, coisas simples daquelas que aquecem o coração de quem se delícia e o meu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que muitas vezes o embrulho é só para parecer bem, e bonito e grande o presente, é a pompa e a circunstância... mas a verdade também é que gostamos mais ou menos dos presentes conforme quem no-los dá... o que se entende, ou eu entendo muito bem, mas é às vezes uma injustiça... mas a vida é injusta, já sabemos.
      Eu não gosto de cozinhar porque tem de ser, gosto de cozinhar quando me apetece, e quando o faço porque me apetece tem sempre carinho à mistura, talvez por isso ainda que simples, as coisas acabam por não sair mal apesar da minha mania de não seguir receitas e inventar metade, e tudo a olho... :))

      Eliminar