quinta-feira, 28 de março de 2019




Das coisas que me enojam, agora não é só um caso de se roubarem frases para pôr nas páginas do facebook, como tanta gente faz, sem aspas nem autoria nem links (como certas criaturas fazem sem qualquer vergonha na cara),  como se roubar uma frasezinha aqui ou ali passasse despercebido e nada tivesse de mal - será isso que pensam?  Assim ficam a parecer bem a quem lê... ah e tal que bonito, que bem que escreve...

Mas este caso (ver aqui e aqui) é mesmo um caso de corta e cola frases de vários poemas de vários autores e juntar tudo como se fosse alguma coisa, e alguma coisa de autoria da própria... para, imagine-se, publicar!! Realmente a avaliação crítica do que deve, ou merece, ser publicado talvez já tenha tido melhores dias, e o carácter das pessoas também ( então se esta desconfiança se revelar pelo pior, nem se fala)... às vezes parece que a falta de honestidade é requisito necessário para quem quer que se queira dar bem na vida. E não lhes faz mossa, é como se lhes fosse devido, não lhes pesa tudo e mais a consciência? Entristece-me. Entristece-me muito tudo isto. Mas admiro a perseverança da Cristina Fernandes que gastou o seu tempo a desmascarar uma coisa sórdida destas, verso a verso, apenas (pelo que me parece) para repôr a verdade. Talvez ainda possa haver esperança na humanidade.

2 comentários:

  1. Infelizmente Vi o que não falta é gente a plagiar, pois para os mesmos é mais fácil fazer isso do que puxar pelos poucos neurónios que ainda têm na cabeça. E podes crer, que de uma maneira maneira mais ou menos subtil isso vai ser para durar, eu diria que referente a isso e como estamos quase na Páscoa, ainda a procissão não saiu do adro;)

    Boa tarde:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que vai ser para durar? mas porque quererão as pessoas passar pelo que não são? porque quererão ser admiradas ou valorizadas pelo que não têm? Isso não é até humilhante? Eu acho. Aquela frase de alguém que diz que prefere ser odiado pelo que é do que amado pelo que parece mas não é, faz-me muito, muito sentido. É como se a nossa verdadeira maneira de ser fosse uma desilusão face ao que queremos fazer os outros crer que somos. A sério que me mete confusão, Legionário. Até porque para mim, e neste caso, tem muito mais valor quem pesquisa, escolhe e destaca coisas de qualidade, mesmo não sendo suas, do que quem se quer apropriar duma frasezinha que seja que roubou mas quer fazer passar como sua... o trabalho duma boa escolha tem mérito, o da mera apropriação não tem nenhum. Enfim...
      Boa tarde, Legionário :)

      Eliminar