domingo, 21 de novembro de 2021




Por que me descobriste no abandono?
Com que tortura me arrancaste um beijo?
Por que me incendiaste de desejo
Quando eu estava bem, morta de sono?

Com que mentira abriste meu segredo?
De que romance antigo me roubaste?
Com que raio de luz me iluminaste
Quando eu estava bem, morta de medo?

Por que não me deixaste adormecida?
E me indicaste o mar, com que navio?
E me deixaste só, com que saída?

Por que desceste ao meu porão sombrio?
Com que direito me ensinaste a vida?
Quando eu estava bem, morta de frio

Chico Buarque

E eu, aqui, morta de sono, 
pergunto-me porque beijo todos os dias 
o beijo que não dou. 
Pergunto-me porque me falam tanto tantas linhas 
se já emudeci, 
E aqui, quase morta de medo,
Pergunto-me como ainda há tantas perguntas 
do que não tem resposta, 
Pergunto-me porque há muito deixei de questionar-me, 
e continuo feita de perguntas e de densos silêncios,
 de noites sem estrelas e sem sono, mansas mas duras. 
De desejos bravios, mas sossego na pele
Pergunto-me porque estou bem e não estou, 
porque nada me falta e tudo me falta - ou quase. 
Porque não quero e quero. 
Porque sou e tu não és.
Porque és, e apenas foste.
E eu aqui, morta de frio.
Porquê?

2 comentários:

  1. Porque os outros nunca dão o que precisamos na hora certa, parece que quando dão, é quando estamos bem e nem pedimos ajuda. Perguntas sem resposta? Como diria a minha avó: "Desse pano, tenho eu muitos vestidos"
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito verdade isso que dizes, parece que andamos todos com os ponteiros fora do relógio.
      É nestas alturas que me lembro duma frase qualquer de Beckett, a que retorno uma e outra vez ao longo da vida, e que diz mais ou menos isto "o amor correspondido é um curto-circuito" e é verdade, acertarem o passo é uma raridade, e às vezes uma fatalidade :)) (boa ou má, às vezes demora a perceber...)
      Adorei essa frase (adoro ditados e expressões), não conhecia, vou guardar e usar :)) espero que a tua avó não se importe...
      Beijo e bom domingo

      Eliminar