domingo, 22 de abril de 2018



[foto @rosa_luxenburg_]

Há coisas perdidas há muito que no entanto ainda não perdemos. A perda só se dá quando queremos e já não temos. Mesmo que, sem sabermos, já não tivéssemos há muito, só  quando precisamos,  vamos à procura  e encontramos ausência, o vazio torna-se visível, concreto, palpável ao sentir.  Só aí há perda. Só aí apercebemos a perda. Às vezes fica-se perdido, quando perdido já se andava há tanto, sem saber. Saber faz toda a diferença - é a diferença entre o enquanto e o tarde demais. Desconfiar desnorteia e faz sofrer nos entretantos. Não precisar de ninguém é a mentira mais abençoada, sempre.

4 comentários:

  1. Bolas!
    Exactamente o que sempre pensei sobre perdas mas nunca consegui pôr por palavras assim, de forma a fazer sentido. Quando tentava explicar esse sentimento, a sensação que tinha era a de estar a dizer algo completamente estapafúrdio.
    Não precisar de ninguém é a mentira que dizemos a nós próprios, para nós convencer de algo em que ninguém acredita... Nenhum homem é uma ilha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há ninguém que não precise de outro alguém, que não se estenda a alguém, para lhe chegar ou para deixar que nos cheguem. E ainda bem. Mas não precisar de ninguém seria não sentir perda, que seria, talvez, também nunca valorizar nada, gostar de nada, deixar-se envolver com nada. Viver nada até à medula. Talvez as coisas estejam bem assim, num equilíbrio difícil mas talvez estranhamente justo.

      Eliminar
  2. "Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela." Mário Quintana

    Bom dia, Vi:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já percebi isso há muito tempo, para ser feliz com alguém não podes depender dela para fazer nada, não é um utilitário, não tem uma tarefa ou uma função, apenas sabemos que a presença dela, a companhia dela com amor somos mais felizes, que é uma felicidade melhor. Na verdade precisamos de quem amamos para sermos mais felizes duma felicidade melhor, mais completa :)
      Mas aqui falava de perda, não de felicidade sozinho ou acompanhado. E a perda só se sente quando vais à procura de algo e não encontras, seja da pessoa com quem sentias essa felicidade maior e melhor, aquele amor que sempre te amparou as quedas, seja daquele amigo que sempre foi o teu chão, perdas há muitas e de todos os feitios, como os afectos, afinal :)

      Boa tarde, Legionário :)

      Eliminar