sexta-feira, 23 de março de 2018

[foto Chema Madoz]

[porque me faltam ainda os teus abraços impossíveis de serem mais genuínos, e porque não quero perder o que me fez crescer contigo. três anos. pensei levar-te flores, mas para quê se podemos conversar no silêncio de qualquer lado e as flores são coisas que já não vês, quero só partilhar o silêncio como quem conversa até o que não pode ser ouvido, dizer-te do medo que tenho que a minha filha não cresça contigo e te esqueça. Encontramo-nos na viagem do olhar pelos campos. como tantas vezes, em tantos dias, nos de sol e nos nebulosos. nos de chuva pequenina também,  como hoje. Ainda me ecoam as tuas palavras, sabes? " ela gosta, gosta muito de mim, trata-me com muito carinho" - dizias ao ocupante da cama vizinha... Sabias tu que as devias dizer? Percebi, naquele momento, que a língua universal do carinho chega a todos os mundos - até a esse teu, especial, diferente dos outros, onde eu não sabia entrar -  e que ele a percebeu tão antes de eu ter consciência dela... coisa incrível, de enorme generosidade, o dizê-lo, o senti-lo, o sabê-lo e fazê-lo saber. De repente falta-me o bocado maior que me construiu o carácter, o que me fez quem sou, o que me fez (talvez sem saber) aprender que a língua do carinho é a única que se percebe sem ter de se usar o entendimento. Quem me fez a vida de modo à vida me fazer assim.
Ele gostava de mim e eu não sabia. eu não era uma segunda mãe, quando a nossa mãe faltava - eu era eu. 
Deixei que o silêncio da eternidade guardasse o que nunca disse. Agora a língua do carinho não basta para me calar o silêncio que grita que agora é tarde. tão tarde. falta-me uma parte que me justifica. falta-me aquela pessoa também  para que me entendam inteira enquanto pessoa. falta-me aquela pessoa para eu ser a pessoa que ele me fez, também, ser. Falto-me mais uma vez.]

4 comentários:

  1. De tudo o que existiu fica tudo!
    Ficam a empatia, os risos, o choro, o medo, o desabafo, os nós desatados e os que atamos também.
    Ficam as palavras, as expressões e gestos de afeto e carinho.
    Ficam os olhares de cumplicidade e intimidade.
    Ficam o silêncio e a troca intensa de emoções.
    Ficam os sentimentos de cuidado, de carinho, de zelo. Fica cravado no peito o respeito de um grande e forte amor.
    Mas sabes Vi, de tudo o que existiu fica tudo para seguires em frente.

    Bom fim-de-semana😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, fica muito mas falta sempre.
      Bom fim de semana, Legionário :)

      Eliminar
  2. Ele está dentro de ti sempre. Carrregas-lo contigo em tudo o que dizes e fazes. Define-te e por isso vive ainda. Já te disse que acredito que somos eternos? Continuamos na memória daqueles que vêm a seguir. Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, mas sabes, assusta-me e estranha-me que eu venha a conhecer pessoas que nunca o conhecerão, como se então nunca me chegassem a conhecer, que a minha filha não tenha o mundo dela moldado pela coexistência com o mundo dele, e tanta coisa que ainda não sei explicar...

      Eliminar