quinta-feira, 22 de março de 2018



As pessoas voltam sempre ao que verdadeiramente são, para o bem e para o mal. Por muito que tentem disfarçar, e eventualmente até consigam durante uns tempos, o que são volta-lhes sempre ao de cima. E ainda bem, de certa maneira, ainda bem. Quem não tem bom fundo, quem não é bem formado, nunca o será. Poderá adaptar-se, ou até tornar-se melhor, se a vida o obrigar a isso, mas nunca se afasta muito do seu próprio registo, da sua própria natureza, das suas fundações - a essência não muda. Quem não tem dignidade não a aprende, por muito que leia quem a tem, por muito que a tente representar; quem não tem ideias próprias copia as dos outros e chama-as de suas; quem não sabe pensar dedica-se a ler quem sabe (que já não é mau, convenhamos, e até é um elogio :) ) e a repetir o que lê, mas há coisas que por muito lidas que sejam não se aprendem, como há coisas que não se forçam, ainda que se disfarcem - ou tentem disfarçar - de espontâneas... Mas os disfarces cansam-se, e a natureza de cada um deixa-se sempre ver através de todas as máscaras.
Até no melhor teatro cai o pano...

E ainda bem.

E talvez, então, para o bem e para o mal, eu volte a ser o que já fui, ou que ainda serei debaixo de tantos anos, dias e noites que me asfixiam partes de mim que me faltam e que quero, e que quero dar a quem me faça bem e eu goste muito, estupidamente, também por isso, e isso seja deixar-me ser eu e não condescender à vida pelo meio caminho.



4 comentários:

  1. "Quem não tem bom fundo, quem não é bem formado, nunca o será."

    Isso é uma boa verdade, mas também aprendemos com as "quedas" que damos e como tal não podemos estar sempre na dúvida se devemos ou não dar o passo seguinte, caso contrário ao queremos a nossa felicidade será sempre ficar na dúvida.

    Olá Vi, gostei muito do teu Post:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprendemos com as quedas, é verdade, mas como se reage a elas, o que se faz, como nos comportamos, depende da massa de que se é feito, de quem se é. Por isso se conhecem melhor as pessoas quando as coisas não lhes correm de feição, quando se deparam com adversidades e contrariedades, e como às vezes há muito verniz que estala e só então deixa à vista o que está realmente por baixo... Aprende-se e melhora-se, claro, mas sempre construindo em cima do que és. Isso acho difícil que se mude, a vida vai só obrigando a adaptações. É como penso, mas pode ser que um dia a vida me prove enganada... nunca se sabe.
      Boa noite, Legionário:)

      Eliminar
  2. a expressões desse tipo eu chamo beyourselfadas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas andam muito em voga... vês e ouves por todo o lado "sê tu mesmo"... e realmente há pessoas que mais vale disfarçarem enquanto podem, os restantes, à distância recomendável (a suficiente para nunca verem cair as ditas máscaras), agradecem...

      Eliminar