sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Há dias que aqui não vinha ao encontro da solidão, não me apetecia endireitar as ideias nas palavras, deixei-as marinar nos dias e se calhar deixá-las assentar, ou tentar que a vontade de as formular me invadisse. Agora, aqui sozinha, já noite fechada, no alongar da ponte do fim de dia para a noite, naquele indeciso teimar de deixar anoitecer-me, entretenho-me a desfiar o tempo em palavras. Queria que me tentassem entender como quem ouve por dentro dos meus ouvidos, não queria que se preocupassem em responder, menos ainda que se defendessem, porque o que digo não é para atacar. Não é sequer conselhos que procuro, é ouvidos que queiram compreender, sentindo o lado de cá. Queria, talvez, que percebessem o que se sente quando se ouvem certas coisas e dentro temos um gostar por quem as diz a acolher palavras que parecem bater como portas na ventania. E oiço portas bater por dentro da armadura dos ossos, aqui sozinha, entre o final do dia e o entranhar da noite, numa solidão que não me amarga. Há dias num jantar, em conversa, disse isso, acho que, apesar de tudo o que tem sido a minha vida nos últimos anos, não amarguei... tenho talvez feito o esforço de me relembrar que não o quero, que isso é deixar ganhar a morte, a tristeza, e, sim, a maldade de quem não vale ( e nunca ninguém vale) o desperdício de vida... mas não sei se endureci. Deixei cair os sonhos e deixei a realidade da terra, do chão que nos colhe na queda, plantar-se nos pés, entre os dedos, debaixo das unhas, emaranhada nos cabelos, nos intervalos dos quereres, das vontades e dos ideais cujo fogo a terra abafa, onde a inércia se planta e cresce fulgurante no embaçamento dos dias. Dizem-me fechada e exigente, acho-me tão fechada como dantes, apenas mais descrente, e talvez por isso, muito menos exigente. O que dantes era tábua rasa, agora é quase bónus, ou, pelo menos, não é encarado como corriqueiro, como inerente à partida. Aprendi que nem todos os que parecem gostar gostam, e que nem todos nos consideram e respeitam nos níveis mínimos da reciprocidade. Aprendi, ensinaram-me à força, a sentir-me pequena mais vezes, mas em contrapartida a aceitar isso docemente como meu tamanho real no mundo - e que o mundo pequeno em que vivemos despidos na quimera do aconchego não é sempre tão diferente do grande e frio onde nos movemos sob defesas. Às vezes é a mentira que aconchega, até chamarmos de mentira a mentira. Depois o mundo deixa de ter tamanhos.
Bom, fumar mais um cigarro... agora descartado de palavras.

8 comentários:

  1. Como te compreendo Olvido!

    boa noite

    e quanto aos ouvidos somente para ouvir, são raros, muito raros, todos eles, ou a maior parte, querem algo em troca...

    ResponderEliminar
  2. São raros, também acho, mas não é difícil ouvir e tentar compreender quem fala, pelo menos tentar... as pessoas ouvem para responder, não para chegar a entender quem ouvem.
    Boa noite, Sol

    ResponderEliminar
  3. Li. Sem gostar nem não gostar. Não se gosta nem não gosta das palavras de quem fala consigo e nós só calhamos a ouvir.
    Agora já de dia a ler, para que fosse ouvir, imaginei por respeito pela escrita, que era noite.
    Recreei a noite original da escrita e vi o cinzento azulado esvoaçar.
    E sorri.
    Desejo-lhe um sorriso no dia que começa.
    Vou espreitar outras fumaças prévias, sem gostar nem não gostar das palavras lá, por respeito.

    ResponderEliminar
  4. É verdade que escrevo falando comigo mesma, umas vezes mais abertamente outras menos, e pode haver quem goste ou quem não goste, mas fez-me sorrir o ler "não se gosta nem não se gosta das palavras de quem fala consigo e nós só calhamos a ouvir", lembrei-me de dois diários que muito gostei de ler, o da Florbela Espanca e o Conta-corrente do Vergílio Ferreira :) (mas tantos mais bons exemplos). Gosto das reflexões e das inflexões diárias da vida registadas, mas não somos obrigados a gostar :) nem a gostar de todos, parece-me que depende do autor das palavras :)) por isso, de certa forma, agradeço o eufemismo das suas palavras.
    Desejo que a noite lhe sorria, e que das incursões pelas palavras venha o prazer de as ler. A vida é curta para se ler o que não se gosta.

    ResponderEliminar
  5. O Auto Retrato

    No retrato que me faço
    - traço a traço -
    às vezes me pinto nuvem,
    às vezes me pinto árvore...
    às vezes me pinto coisas
    de que nem há mais lembrança...
    ou coisas que não existem
    mas que um dia existirão...
    e, desta lida, em que busco
    - pouco a pouco -
    minha eterna semelhança,
    no final, que restará?
    Um desenho de criança...
    Terminado por um louco!
    Mario Quintana


    Bom dia, Vi:))

    ResponderEliminar
  6. :))
    Este blog é o meu auto-retrato, uns dias nuvem noutros árvore, provavelmente um pouco louca em todos... mas pouco.
    Bom dia legionário

    ResponderEliminar
  7. Ainda mais curta para se ler o que antecipadamente se saiba que se vai gostar. Noite boa, atrasada, para si também.

    ResponderEliminar
  8. :))) bem verdade, isso que diz.
    A vida é sempre curta quando é bem aproveitada, daí não valer a pena gastar o tempo com o que não se aproveita.
    Boa noite

    ResponderEliminar